Direito Eleitoral, Direito Administrativo e Direito do Consumidor.
Telefone: (11) 5908-8818

Alberto Lopes Mendes Rollo

imagem do advogado Alberto Rollo

FALECIDO EM 07.01.2017.

Sócio fundador de Alberto Rollo Advogados Associados. Advogado inscrito nos quadros da OAB-SP sob número 20.893, desde 1969. Bacharel em Direito pela Faculdade Católica de Direito de Santos e em Economia e Administração de Empresas pelo IMES – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. É Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-SP, que ajudou a fundar.

Já foi Professor universitário; Vice-presidente da Comissão Nacional de Direito Eleitoral do Conselho Federal da OAB (nomeado pelo Presidente Nacional da OAB); também foi designado pelo Conselho Seccional para exercer a função de Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas dos advogados e Conselheiro reeleito na gestão da Secção de São Paulo da OAB, com mandato até o ano de 2003.

Ministrou palestras em congressos, seminários e convenções nacionais e internacionais sobre Direito Eleitoral e Marketing Político. É Presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (IDIPEA) e exerce ativamente a função de advogado especialista em Direito Eleitoral.

É autor de mais de 15 livros, entre eles: “Comentários às Eleições de 1.992”; “Legislação para as Eleições de 1.994”; “Inelegibilidade à Luz da Jurisprudência”; “Comentários à Lei 9.100/95”; “Comentários à Lei Eleitoral 9.584/97”;“Comentários à Lei Eleitoral 9.504/97”; “Na defesa das prerrogativas do advogado”; “A Bomba de DNA”; “Propaganda Eleitoral – teoria e prática”; “O advogado e a administração pública”; “O Editor”; entre outros. Os primeiros livros de direito eleitoral foram escritos em conjunto com Enir Braga, ex-funcionário do Tribunal Superior Eleitoral que dedicou toda uma vida ao estudo do direito eleitoral.

Sua doutrina é referência na área, tendo as obras surgido da experiência adquirida como funcionário do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, bem como nas várias atuações que teve por diversos Estados do Brasil. Acompanhou as eleições para o Governo do Estado de Alagoas e do Pará e advogou para Senadores, como Renan Calheiros e Romeu Tuma; para Deputados Federais, dentre os quais Beto Mansur, Celso Russomanno, Sinval Malheiros, Michel Temer, Papa, Moises Lipnik, Ricardo Izar, Ricardo Izar Jr., Marco Chedid, Gilberto Kassab, Mara Gabrilli, Rodrigo Garcia, Alex Manente, Gilberto Nascimento; para Deputados Estaduais, dentre os quais Nabi Chedid, Edmir Chedid, Orlando Morando, Aldo Demarchi, Analice Fernandes, Barros Munhoz, Celino Cardoso, Celso Giglio, Enio Tato, Leci Brandão, Roberto Morais, Roque Barbiere, Vanessa Damo; para centenas de Prefeitos, Vereadores e candidatos a todos esses cargos. Advogou também para o Ministro Henrique Meirelles.

Foi de Alberto Rollo a sugestão de criação do PSD – Partido Social Democrático, que se concretizou em um dos maiores partidos do país.

Departments

/